R. Luiz Geraldo da Silva, 978 - CPA II, Cuiabá - MT, 78055-518
Horário das ATIVIDADES
  • EBD: 09:00 h
  • Culto: 19:00 h

Nossa história

HISTÓRIA DA IGREJA PRESBITERIANA MORADA DA SERRA

Com a entrega das casas do Conjunto Habitacional do CPA I aos mutuários, em julho de 1979, muitas famílias Presbiterianas, especialmente da Igreja Presbiteriana de Cuiabá, Cerejeiras e Areão, mudaram-se para o Bairro.

O Conselho da Igreja Presbiteriana de Cuiabá sob a presidência do Reverendo Aristóteles Ferreira Fonseca, resolveu criar uma Escola Dominical no novo e próspero Bairro, dadas as perspectivas de desenvolvimento do mesmo. Foi designado para iniciar o trabalho o Presbítero Antônio Maria de Mesquita.

No dia 16 de setembro de 1979, às 9:00, no prédio do Centro Social do CPA I, esquina da Rua Alenquer com a Rua Ribeirão Preto, realizou-se a 1ª aula da Escola Dominical, com presença dos seguintes irmãos pioneiros: Pedro Moreira dos Santos, Durvalina Neves Moreira, Augusto Neves Moreira, Blanche Alves Pereira, Maria Eugênia Cellos, Otília Maurícia Lopes e sua filha menor Heloísa Helena Lopes, Yolanda Alves Mesquita e Antônio Alves de Mesquita. Uma 2ª aula foi realizada no Centro Social não foi aberto para acolher a Escola Dominical e o dirigente, Sr. Antônio de Mesquita se dispôs a dirigir a Escola ainda que fosse debaixo de uma árvore. Foi nessa ocasião, que o casal Joel de Brito Ferreira e Lenes Saliés Ferreira que estavam presentes, convidaram a Escola para funcionar na residência do casal, à Rua Mogi das Cruzes, n. 07, onde permaneceu até 1982.

Com o crescimento da Escola Dominical, foi eleita a 1ª Diretoria ficando assim constituída:

  • Superintendente: Presbítero Antônio Maria de Mesquita (também professor dos adultos);
  • Secretária: Nadir Bento de Oliveira;
  • Tesoureira: Lenes Saliés Ferreira.

Em 1980 começaram os trabalhos durante a semana com cultos de oração às terças-feiras e de evangelização às quartas-feiras com participação do Reverendo Aristóteles e dos presbíteros, seguindo a escala publicada no boletim da Igreja. Em 1982 a Escola Dominical foi transferida para a residência do casal Luís Saliés e Leonor de Almeida Seliés, à Rua Mogi das Cruzes, n. 03, permanecendo a classe "Jóias de Cristo", bem numerosa, na casa do irmão Joel. Em 1983, a Escola Dominical mudou-se para a Escola de 1ª grau Ana Maria do Couto, situada no CPA II, os cultos continuaram na residência da irmã Leonor Saliés. Ainda em 1983 foi comprado o terreno de 30 x 55m da COHAB-MT, onde está construído o templo. Em 04 de agosto de 1984 às 15:00, foi lançada a pedra fundamental com a presença do Reverendo Aristóteles que pregou em I Crônicas 29:1-9 e dos Reverendos Sérgio Lyra e Valter Moura.

No dia 03 de março de 1985, houve a inauguração parte térrea do templo, com culto de Ações de Graças, dirigido pelos Reverendos Sérgio Lyra e Valter Moura. Em 26 de julho de 1986, houve a inauguração da parte superior com cobertura em estrutura metálica. A planta do templo é de autoria do Presbítero Engenheiro Valter Peixoto e teve como Mestre de Obras o Presbítero Jader Francisco de Lima. No dia 30 de novembro de 1986, a Igreja foi organizada pela comissão nomeada pelo Presbitério de Cuiabá: Reverendo Hermenito de Oliveira Cardoso (relator); Reverendo Aristóteles Ferreira da Fonseca (secretário), Reverendo Matusalém Nery (membro), Presbítero Antônio Maria de Mesquita (membro), Presbítero Joel de Brito Ferreira (membro).

Hoje, olhando nossa história, nossas lutas e desafios, podemos dizer:

Até aqui nos ajudou o Senhor (1Sm.7:12);

Podemos contar às maravilhas que Deus fez em nosso meio;

Nossa amada igreja tem sido uma igreja missionária pois dela já saíram, filhas e inúmeros obreiros para a seara do Senhor;

Vamos continuar amando Deus e sua igreja, porque não podemos parar e nem esmorecer , pois:

Ainda existem muitas lutas para lutar;

Ainda existem muitos desafios para vencer;

Ainda existem muitos Obreiros para equipar;

Ainda existe Evangelho para pregar;

Ainda existem muitos campos para conquistar;

Ainda existem muitos perdidos para alcançar;

Ainda existem muitos entristecidos para consolar;

Ainda existem muitos solitários para encorajar;

Ainda existem muitos famintos para alimentar;

Ainda existem muitos sofridos para ajudar;

E ainda existe o nosso Deus para ser glorificado.

Por isso, meu amado irmão, não desista da batalha, não esmoreça nas lutas, mas, se coloque a disposição do Senhor da seara e dono da igreja. Vamos juntos temer ao Senhor, andar em seus caminhos, amar o Senhor e Servi-lo de todo nosso coração, "pois Ele é o nosso louvor e o nosso Deus, que por nós fez estas grandes e temíveis coisas que os nossos olhos têm visto" (Dt.10:21). Que Deus continue derramando graça sem medida a esta igreja, para a glória dEle e para o bem da igreja dEle. Em nome de Jesus. Parabéns. Rev. Fran.